Mensagem para você

Mitch Daniels. 62 anos completados no dia 7 de abril. Republicano. Governador do estado americano de Indiana, cuja população é estimada em mais de 6,4 milhões de habitantes, segundo o U.S. Census Bureau (o IBGE dos EUA). Até pouco mais de uma semana atrás, a única referência que a maioria dos brasileiros tinha desse pedaço de terra encravado no meio-oeste americano – próximo ao Ohio que o parta – era das 500 Milhas de Indianápolis (circuito automobilístico que deu ao piloto Emerson Fittipaldi o status de primeiro brasileiro a vencer a prova). Mitch Daniels. Republicano. 62 anos. Provavelmente alguns deles visitando o Indianapolis Motor Speedway para ver os pilotos disputarem a famosa Fórmula Indy. Pela decisão que tomou há uma semana – desobrigando a escrita cursiva nas escolas de seu estado –, certamente prefere pilotos de carro à Pilot – a caneta. Em sua decisão, o chefe de Estado determinaria que os professores de Indiana deveriam estimular a escrita via teclado de computador. Mitch Daniels. Republicano. 62 anos. Boa parte deles certamente recebendo spam em vez de cartas de amor em papel – aquelas que a gente guarda carinhosamente numa caixa ou no meio de um livro preferido, e que trazem as letras caprichosamente desenhadas, quase tatuagens alfabéticas. (Quem nunca esperou uma carta pelo correio não sabe do que estou falando, mas deveria. Cartas escritas à mão têm alma e cheiro de saudade, uma magia que dificilmente a correspondência eletrônica conseguirá alcançar). Quem nunca ficou cheirando o papel amarelecido de uma carta com uma canção de amor?

“Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir...”

Numa cena de “Como Arrasar um Coração”, do diretor estreante Pascal Chaumeil – em cartaz no Cine Sesi –, uma das personagens sentencia, à determinada altura do filme: “Ainda não inventaram cheiro para cartas escritas via e-mail”. Por que eu me lembrei de tudo isso? Porque, no último sábado, pouco antes de deixar a minha casa, em seu penúltimo dia de férias escolares, minha filha me escreveu uma carta. Uma carta de despedida. Pequena, intensa, com alma e cheiro de saudade:

“Pai,
Eu te amo mais do que existem estrelas no céu e você sabe disso.
Hehehehehehe.
Eu adoro dar risadas com você e tu sabe disso.
Luzes... Câmera... Açãããão!
Eu adoro assistir filmes com você e você sabe disso.
Final da história:
Aqui, só tem coisas que você sabe, mas é justamente por isso. Para você não esquecê-las.
I Love You. Bjos. Isa.
Sábado, 23/07/2011”.

Mitch Daniels, 62 anos, republicano e governador de Indiana. Provavelmente, pela decisão que tomou há uma semana, vai obrigar a futuras gerações de seu estado a se contentar com o cheiro frio do monitor do PC.

  1. gravatar

    # by Débora Guedes - 8:35 AM

    Seus textos me levam a um lugar dentro de mim tão escondido que só o encontro quando leio seu blog.
    Se realmente existe o encantador de serpentes, você, é o encantador das palavras.
    #emocionada

  2. gravatar

    # by Anônimo - 1:05 PM

    Nealdo, você tem toda razão.
    Eu escrevi, esperei e recebi cartas. É uma emoção que todos deveriam conhecer.
    Abraço,
    Bosco