Águas de março

Vosmicê vá me desculpando, mas outro dia apareceu por estas bandas um moço engravatado falando de uma tal de transposição. Para explicar o caso, usou umas palavras difíceis, uns desenhos desanimados e uns rabiscos parecidos com pés de galinha quando cisca. Pelo que entendi, transposição é quando um cidadão do governo quer imitar Moisés e abre, sem cajado nem grito, um rio em duas bandas. Só que uma se desgarra no oco do mundo e a outra segue seu curso normal, indo parar lá pros lados do Atlântico. Só que, ao contrário de Moisés – que era protegido do Todo Poderoso – o governo não tem terreno no céu, apesar de achar que é poderoso todo. Cá pra nós, eu fiquei desconfiado da prosopopéia do homem, mas ele emendou com uma história sobre um canal do sertão, que já é muito cantado em verso e prosa por uns deputados donos de uns currais eleitorais nas caatingas sertanejas. Não sei vosmicê sabe, mas curral eleitoral e que nem uma fazenda, só que em vez de vaca, se cria gente. Mas não é qualquer qualidade de gente não. É gente que em vez de dá leite, dá voto, de maneira que os políticos mamam do mesmo jeito. Só que nas tetas do governo, que dá leite muito mais vantajoso. Mas o homem engravatado veio logo me explicando que, se feito com seriedade, o tal do canal – que não é de televisão, mas se arrasta que nem novela – vai beneficiar uma população que vive a pão e água. Eu tratei logo de esclarecer que a população vive só de pão quando muito, porque água que é bom, não tem nem pra remédio. E mesmo que tivesse água, não teria remédio, porque por estas bandas, se vosmicê me permite dizer, a vaca só não foi pro brejo por falta de brejo. E de vaca. “Mas o São Francisco é a salvação de toda a população nordestina”, foi logo sentenciando o engravatado. Eu até acredito no engomado do governo. Porque esse Chico, apesar de não ser santo com direito a estátua de barro em praça pública, carrega um líquido milagroso. Mas vosmicê há de concordar comigo: a qualidade da água do Velho Chico – que pode ser velho, mas corre que nem menino em direção à foz – eu até conheço. O que eu duvido mesmo é da qualidade dos políticos.

  1. gravatar

    # by Thiara - 10:45 AM

    Tô atrasada no post, mas não pderia deixar de dizer que o texto está mto bom...

  2. gravatar

    # by Thiara - 10:48 AM

    O post está atrasado, mas valendo.

    Super crítica, super texto.

    Tudo bem q o Mar Vermelho é um rio, mas uma histórioa boa tb é a Josué que abriu o Jordão.

  3. gravatar

    # by Acássia Deliê - 10:54 PM

    Pow, passou batido esse texto, mas não podia. Show de bola, Nealdo!

  4. gravatar

    # by Marcos - 10:11 AM

    Nealdo,

    Esse tapa foi de um redator de mão cheia.

    Parabéns!