Uma notícia de véspera

JORNAL DE ALAGOAS
MACEIÓ, DOMINGO, 6 DE NOVEMBRO DE 1927
________________________________________________
As eleições de amanhã

Realizam-se amanhã em todo o Estado as eleições para a composição dos governos dos municípios.
Acreditamos que não descemos a uma afirmação destituída de verdade sustentando que, pela primeira vez, entre nós, no regime republicano, essas eleições estão despertando estímulo e interesse.
Em alguns municípios dois grupos se defrontam, medindo forças, na disputa dos cargos que vão ser preenchidos pela forma democrática do voto.
Nesses o pleito vai ser movimentado, com a fiscalização equânime do governo do Estado, que não recusou as garantias mais sólidas aos que se vão bater em campo raso.
Mesmo naqueles, porém, em que os candidatos escolhidos lograram a simpatia de todas as forças políticas – a quase unanimidade deles – o pleito de amanhã não vai ser um pleito morto porque o repouso das urnas fará a ratificação do que as correntes políticas em atuação estabeleceram e fixaram.
Porfiam essas correntes em definir os seus propósitos e em demonstrar que os novos processos políticos que conseguimos introduzir merecem o seu respeito e precisam ser realmente consolidados.
As eleições de amanhã, portanto, estão despertando um interesse a que em verdade nos desafizéramos.
Concorre para isto, em grande parte, a seleção dos elementos que vão ser sufragados, garantido todos eles um período fecundo para a vida dos municípios.
A começar pela capital, todas as chapas apresentadas pelo Partido Democrata consultaram de perto os interesses coletivos, auscultando quanto puderam as inclinações e imperativos da opinião.
Houve duas ou três exceções mas, se bem as examinarmos, veremos que elas nasceram apenas nas questões egoísticas de personalidades. O exame delas evidencia que todas as chapas homologadas pelo Partido foram organizadas com o intuito de atender-se às conveniências de facção.
Justo é, dessa maneira, o interesse que as eleições de amanhã estão despertando e que denuncia a consolidação dos novos processos políticos que conseguimos introduzir e precisamos manter