Diário de Borda em... Fuentes del deseo

Você lê esse anúncio: uma oferta assim não é feita todos os dias. Lê e relê o anúncio. Parece dirigido diretamente a você, a ninguém mais (...). Falta apenas que as letras do anúncio informem: Felipe Montero. Não, Felipe Montero não sou eu. Li isso num livro do Carlos Fuentes que o dono do mercadinho trouxe para que eu consertasse as páginas soltas, depois que um cliente reclamou da qualidade da cola que troquei com ele, por alguns pacotes de sopa de letrinhas. Por segurança, preferi usar um pouco de sopa para juntar as páginas. Ficou mais colado do que com a cola. Aproveitei para ler o livro, porque eu também tenho fome de leitura. Ainda mais de livro com cheiro de sopa. Ademais, literatura barata para mim é isso: pegar carona em livro alheio. E como dizem que quem lê, viaja, tenho viajado muito de carona, ultimamente. Não sei se já falei, mas sou redator. Desempregado. Ando em itálico, assim, pendido pro lado. Antes eu parecia um dicionário, de tão grande. Sobravam-me palavras. Hoje, não passo de um verbete. Um opúsculo humano. Mais opúsculo do que humano. O importante é que estou de alma leve. Alma e corpo, dada a falta de comida. Continuo cheio de problemas por conta das dívidas, mas nem ligo. Até porque não tenho crédito para fazer ligação. O que me resta é pedir aos santos que me iluminem com alguma ideia, já que a companhia energética acaba de me deixar no escuro. Por falta de pagamento. Hoje não teve trabalho na Ex-Fome Ado. O dono da pizzaria ligou dizendo que eu poderia continuar em casa, cuidando d’O Manual do Onanista, o livro que ele me pediu para dar uma mãozinha. Escrevo de próprio punho, se é que você me entende: sem energia, o computador não funciona. Sabe como é. Continua chovendo na cidade. Tão forte que parece que o céu está desabando. Não vejo a hora de cair alguma asa de anjo. E se cair, espero que já caia assadinha, porque também acabou o gás. O do fogão, porque o meu já acabou faz tempo. Aproveitei o livro do escritor mexicano para me inspirar no nome do capítulo para O Manual... “Fuentes Del Deseo – Procurando diversão de primeira numa noite de segunda”. E fiquei me lembrando da vontade de comer algo gostoso nessa noite chuvosa. Logo hoje que eu tinha formado Asinha de anjo frita, com bolinho de chuva de sobremesa, com as letrinhas da sopa...